quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Atlético abre 2 a 0, sofre apagão na etapa final e leva virada do Corinthians

Galo de Cuca segue sem vencer (Pedro Vilela/Esp. EM/D. A Press )
Do mesmo jeito que encheu a torcida de esperança no primeiro tempo, o Atlético revoltou o torcedor nos 45 minutos finais do jogo contra o Corinthians, nesta quarta-feira à noite, no Ipatingão, pelo Campeonato Brasileiro. O Galo abriu 2 a 0 sobre os paulistas, mas na etapa final levou a virada: 3 a 2. O time segue sem vencer sobre o comando do técnico Cuca. Foi a terceira derrota em três jogos.

Sem vencer há seis partidas, sendo uma pela Copa Sul-Americana, o Atlético caiu para a 18ª colocação, com 15 pontos. No sábado, o Galo vai ao Rio de Janeiro encarar o Botafogo. O Corinthians segue na liderança, com 37 pontos.

Etapa de ilusões

Ao final do jogo passado, o técnico Cuca reprovou a atuação apática do time na derrota para o Coritiba (3 a 0) e avisou: “Vamos com o calção branco na quarta-feira, para ver todo mundo sair com ele verde, de arrastar a bunda no chão”, disse. Cuca foi atendido, mas apenas na etapa inicial. O time, que entrou em campo armado com três zagueiros e com Richarlyson na lateral-esquerda, realmente entrou de calção branco e demonstrou muita vontade.

Com velocidade, impulsionada pelo jovem Bernard, o Galo buscou o gol desde o início do primeiro. Aos 13 minutos, foi premiado. Depois da cobrança do escanteio, Réver cabeceou e Dudu Cearense desviou para as redes: 1 a 0.

Enquanto o Corinthians procurava espaço no ataque e tentava em chutes de fora da área, o Atlético criava as melhores chances. Aos 24, Guilherme recebeu na área, mas bateu para fora.

No minuto seguinte, o goleiro Julio César salvou o Corinthians após a finalização de cabeça de Magno Alves. Na cobrança de escanteio, o árbitro marcou pênalti de Jorge Henrique em Réver. Guilherme cobrou e fez 2 a 0. O atacante ainda teve grande oportunidade para ampliar, mas, livre na entrada da área, tentou, sem sucesso, tocar por cobertura.

Etapa de frustrações

O que parecia o paraíso para o atleticano no primeiro tempo se tornou o pesadelo nos 45 minutos finais. O Galo não manteve a pegada e logo aos quatro minutos sofreu o primeiro gol, com Emerson completando de cabeça para o gol: 2 a 1.

Não deu nem para absorver o lance. Três minutos depois, o sistema defensivo do Atlético sofreu um apagão e deixou Emerson partir livre. Ele só foi parado por Réver com falta, mas dentro da área. Pênalti, cobrado por Alex: 2 a 2. O zagueiro ainda foi expulso, aumentando o desafio para a equipe.

O Corinthians seguiu melhor e quase virou aos 16 minutos, num chute de Emerson, que saiu raspando o travessão. A virada veio aos 29 minutos, quando Jorge Henrique cruzou e Liedson fez de cabeça: 3 a 2. Já aos 44 minutos, num contra-ataque, Emerson foi derrubado na área pelo goleiro Renan Ribeiro. Desta vez, a cobrança de pênalti de Alex foi defendida pelo goleiro.

ATLÉTICO 2 X 3 CORINTHIANS

ATLÉTICO
Renan Ribeiro; Werley, Lima e Réver (expulso, 7min 2ºT); Patric (Caio, 30min 2ºT) Fillipe Soutto (Jonatas Obina, 24min 2ºT), Dudu Cearense, Bernard e Richarlyson; Magno Alves (Gilberto, 13min 2ºT) e Guilherme
Técnico: Cuca

CORINTHIANS
Julio Cesar; Alessandro (Emerson, intervalo), Wallace, Leandro Castán e Welder; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo; Jorge Henrique e Liedson (Edenilson, 37min 2ºT)
Técnico: Tite

Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 16 de agosto de 2011

Gols: Dudu Cearense, 13min 1ºT; Guilherme, 26min 1ºT; Emerson (4min 2ºT); Alex (7min 2ºT); Liedson (29min 2ºT)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Edney Guerreiro Mascarenhas (RJ)
 
Cartão amarelo: Julio César, Emerson (COR); Dudu Cearense, Renan Ribeiro, Richarlyson (ATL)
Cartão vermelho: Réver, 7min 2ºT (ATL)

Pagantes: 11.167
Renda: R$ 144.532,00